MOCIDADE
A Mocidade é uma atividade voltada ao estudo da Doutrina Espírita e à vivência do Evangelho de Jesus junto aos jovens.
A ação evangelizadora envolve, ainda, pais e familiares, convidando-os a participarem de grupos ou reuniões voltados ao estudo de temas relacionados à vida em família, fundamentados à luz da Doutrina Espírita.
Dia: Domingo
Horário: 09:30 às 11:00
Idade: a partir de 13 anos
“Cada menino e moço no mundo é um plano da Sabedoria Divina para serviço à Humanidade [...]”
Emmanuel
O jovem é um Espírito reencarnado em fase de desenvolvimento, definições e escolhas. A busca do conhecimento e de sentidos para a vida torna a juventude um período propício à reflexão e ao alinhamento dos objetivos reencarnatório mediante os contextos e as possibilidades que se apresentam, convidando o jovem ao exercício do autoconhecimento, da reforma íntima e ao cultivo de atitudes responsáveis por meio do seu livre-arbítrio, do reconhecimento da lei de causa e efeito, e da vivência das leis morais consubstanciadas na justiça, no amor e na caridade.
Compreendendo a adolescência como importante fase em que “o Espírito retoma a natureza que lhe é própria e se mostra qual era” (O Livro dos Espíritos, q. 385), reconhece-se o benefício do estudo e da vivência da mensagem espírita desde a fase da infância, visto que “[...] sua ação preventiva evitará derrocadas no erro, novos desastres morais” (Guillon Ribeiro), e que “com Jesus nos empreendimentos do Amor e com Kardec na força da Verdade, teremos toda orientação aos nossos passos, todo equilíbrio à nossa conduta” (Bezerra de Menezes).
Afeto, criatividade, movimento, idealismo, arte, trabalho, comunicação, tecnologia, interação e desejo de transformação são alguns dos muitos elementos que permeiam o mundo jovem e que, associados ao conhecimento espírita e à vivência dos ensinamentos cristãos, contribuem para a formação de verdadeiros jovens de bem, fortalecendo-os para a escolha de caminhos saudáveis e seguros, coadunados à valorização da vida, ao autoaprimoramento e à edificação do mundo novo.
O estudo, o engajamento e o protagonismo dos jovens nas atividades espíritas, em cooperação mútua com os demais membros da instituição, contribuem para a soma de esforços e multiplicação de talentos, beneficiando os próprios jovens
pela oportunidade de aprendizado e trabalho no bem – e os centros espíritas
pela formação e investimento em novos colaboradores, garantindo o contínuo fortalecimento da tarefa espírita.
Conforme aborda Leopoldo Machado:
“A juventude avança, com sua força varonil e renovadora, voltada para a construção de um mundo melhor, edificado sob as bases do Evangelho. Semeai, pois, semeai agora, hoje, amanhã e sempre, a mensagem luminosa do Evangelho. Avante mocidade! O Cristo está no leme!” (Leopoldo Machado).
Fonte: Federação Espírita Brasileira - FEB